quinta-feira, 27 de outubro de 2011

AMOR NORDESTINO



Como não AMAR o NORDESTE?
Aqui as pessoas são doces por natureza, mesmo que, às vezes, a própria natureza torne-as duras, enrugadas, sofridas com a falta de recursos não naturais, mas políticos mesmo.
Minha região é repleta de maravilhas, tem as praias mais lindas do mundo, aqui existem serras frias sim,nós não somos só poeira, fome e chão rachado. Nos últimos dez anos nossa região foi a que mais se desenvolveu, mesmo com políticas públicas governamentais escassas e que em muitos casos acabam privilegiando outras regiões(e todos nós sabemos que regiões são essas, mas será desnecessário comentar), talvez nossa cabeça seja grande (como algumas pessoas falam e tiram sarro disso 'se você não sabe o que é sarro, lamento')para comportar uma inteligência que realmente se destaca no cenário nacional e mundial, nós conseguimos os primeiros lugares em vários concursos públicos no país por merecimento, nós inventamos o Biodisil, ajudamos a NASA a projetar Robôs, da mesma forma que fornecemos mão-de-obra com uma escolaridade menor, como: garçons, motoristas, operários, mas não com uma alma menor, ou com um caráter menor, nós somos GRANDES POR NATUREZA!
Nós temos um sorriso sempre no canto da boca, porque conseguimos ri de nós mesmos, recebemos qualquer pessoa de qualquer lugar da melhor forma possível, somos engraçados, honestos, lutadores, otimistas, românticos, temos expressões só nossas, mas isso não nos torna xenofóbicos, pelo contrário, AQUI você é um ser humano como qualquer outro em qualquer lugar do mundo, aqui não medimos a cabeça de ninguém, não denegrimos a imagem porque você é branco, amarelo, asiático, europeu, sulista, americano, não reclamamos porque você fala "porrrrrta" ou "Pô meu, num tô entennndennndo!", aqui você é você e pronto!
Na minha região, apesar de tudo a maioria das pessoas são felizes! Olhamos para o céu e ainda conseguimos perceber o azul límpido que Deus nos deu de presente, ainda saímos na hora do almoço e vamos até a praia ver o mar e mergulhar, surfamos, jogamos bola, dançamos forró, funk, axé, música eletrônica e qualquer música que faça barulho, porque AQUI nós não somos preconceituosos.
Demos ao mundo: José de Alencar, Rachel de Queiroz, Jorge Amado, Ariano Suassuna, tivemos a primeira faculdade de Direito do Brasil, Aluísio de Azevedo, Gonçalves Dias,Manuel Bandeira, Graciliano Ramos,José Lins do Rêgo, João Caral de Melo Neto,Romero Britto, Ivete Sangalo, Luiz Gonzaga, Daniela Mercury, Pitty, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Banda de Pífanos de Caruaru,Catullo da Paixão Cearense, Jackson do Pandeiro, Luís da Câmara Cascudo, Mestre Vitalino, Sivuca, Zé da Luz, Zé do Norte, Zé Limeira, PATATIVA DO ASSARÉ e tantos outros.
Além disso tudo, o povo da minha região é um dos mais amáveis do mundo, qualquer pessoa consegue amar um nordestino, somos fáceis de ser amados, porque somos SINGULARES!
Todas as vezes que vejo alguém de uma região do meu PAÍS demonstrar qualquer tipo de preconceito contra NÓS, percebo que a EDUCAÇÃO no nosso país ainda é muito falha, as pessoas acreditam que região geográfica ainda é condicionante para caráter, infelizmente, ainda existem pessoas assim! Vendo o discurso "O PERIGO DE UMA ÚNICA HISTÓRIA" de uma escritora nigeriana chamada Chimamanda Adichie,lá ela fala sobre os perigos da falta de leitura e de como é importante LER, para saber o que falar, quando falar e da forma como se deve falar, acho que MEU PAÍS deveria adotar este discurso como quesito obrigatório para qualquer cidadão, talvez assim, boa parte das pessoas preconceituosas compreendam a importância de uma boa educação.
Se pudesse escolher onde nascer de novo, não consigo imaginar um local mais sensacional do que a minha região e o meu estado, o CEARÁ, SOU NORDESTINA SIM E COM MUITO ORGULHO, posso ter a cabeça chata, mas a minha alma é grande, muito maior do que as pessoas que possuem a cabeça comprida!
Citando meu conterrâneo MARAVILHOSO, PATATIVA DO ASSARÉ:
"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome, pergunto o que há?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."


NORDESTINA SIM, BURRA E PRECONCEITUOSA NÃO!
RENATA CHAVES GENTIL

PS- E outra coisa, é aqui que os melhores ESPÍRITOS VAGABUNDOS existem! (Sempre no bom sentido!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário