sábado, 28 de julho de 2012

ESPÍRITO CARIOCA

"Esta cidade é um lugar paradisíaco, com essas montanhas, essas matas, esse céu azul lavado, esse sol, essas garotas e até essas águas de março, que já começam a chegar." (Tom Jobim)
Não achei frase mais adequada para começar este texto, a não ser dizer que minha alma cantou quando viu o Rio de Janeiro, em todos os aspectos.
Sempre via o Rio nas novelas, alguns filmes e programas de TV à cabo, a praia, as pessoas andando de bicicleta, jogando bola, surfando, um Rio mais romântico, poético,não fui aquela turista ávida como meus companheiros de viagem - Felipe, Simone e Lucas- meu turismo foi mais localizado, de forma proposital mesmo, não me restringi à Zona Sul, mas confesso que Ipanema e Leblon foram meus lugares assíduos. Foi um turismo mais em dupla( Eu e a Dai), mais, mais...acho que como meu amigo Felipe diz, mais novela do Manoel Carlos.
Jardim Botânico, Cristo Redentor, Ipanema (Posto 9), Forte de Copacabana, café da Colombo no Forte de Copacabana, Confeitaria Colombo - no Centro-, Lapa, Favellas (O melhor bar de samba da Lapa com as melhores costelas e o melhor jiló do mundo - isso mesmo, comi jiló frito na Lapa e foi perfeito)-,Bar Informal no Leblon, Academia da Cachaça no Leblon, Desacato no Leblon, Teatro do Leblon - peça Á primeira vista- Drica Moraes-, Livraria Argumento no Leblon, Café Severino- onde tem o café do próximo- também no Leblon, fui lá por causa da Martha Medeiros, ela fala sobre isso no seu livro de crônicas - Doidas e Santas-, Manuel e Joaquim em Ipanema, Cervejaria Devassa em Ipanema, Cinema no Leblon,Outback no Leblon, respirei cultura, vi cultura, sonhei cultura, bebi os melhores chopps e os mais gelados, vi gente de todos os tipos, etilos, vi um monte de cachorro andando pelas ruas com seus donos indo à praia, apenas vi e vivi e foi maravilhoso. Vi Na Estrada, o tão esperado filme do diretor brasileiro que arrasou no Festival de Cannes que fala sobre as viagens de Jack Kerouac, e vi que preciso ir para Denver!
Meus companheiros de viagens foram maravilhosos, cada um do seu jeito, com seu riso, com seus comentários, com suas graças - Moça Bunita- com suas gentilezas, com nossas aventuras, com as saudades e ansiedades que cada um carregava consigo, com as bicicletas em Paquetá e em Ipanema, com as vans no Cristo, com os sambas na Lapa, com a busca incansável pelo churrasquinho na praia, com suas essências , que por tabela ajudaram-me a construir a minha.
Com as palhaçadas da Simone, com os comentários do Felipe e com minha inseparável companheira de todas as horas - Dai- foi tudo maravilhoso.
Tentei voltar , aeroporto fechado, mais dias no Rio com tudo pago pela empresa aérea, chato né?
Mas, o Rio tem um espírito diferente, acho que nossos espíritos se encontraram, dois românticos na beira do mar, cercado por uma mata e morros únicos, lembrando das frases de Vinícius e ouvindo Cartola, Tom, Martinho, Zeca, lendo, acho que me identifiquei com Kerouac, mas desculpe-me o insano, louco e mágico autor, não tenho que ir pra Denver, preciso ir para o Rio!
Obrigada, "esse samba é só porque Rio eu gosto de você"!
Indo pro Rio!

RENATA CHAVES GENTIL

5 comentários:

  1. Lindo, realmente demonstra com uma riqueza de detalhes o misto de sentimento que nos passa nessa "cidade maravilhosa".

    ResponderExcluir
  2. Renatinha o Rio é tudo isso que vc falou; é a perfeição eu particularmente fiquei encantada e sou apaixonada por esta cidade, eu costumo dizer que " Rio De Janeiro você foi feito pra mim" rsrrsr beijus e você como sempre muito poética saudades de você beijos!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelas referências a mim e por sua companhia tão agradavel, o Rio é lindo, mas as pessoas que estava comigo no Rio (Simone, Renata, Lucas e Dai) tornaram ele memorável. Xeru cearense e Bjx cariocas

    ResponderExcluir
  4. Parece que esse Espírito Vagabundo achou seu habitat (o Leblon), rs. Rio, como não se apaixonar? Nossa viagem foi maravilhosa, os lugares, os sons, as pessoas, as gargalhadas, as companhias então, nem se fala... Felipe, Simone, Lucas e Renata, um beijo!

    ResponderExcluir
  5. Que bom que gostaram gente! Obrigada pelo comentário Mara, é bom saber que vc lê meus textos! E aos demais companheiros, que venha 2013, né gente?

    ResponderExcluir