quinta-feira, 20 de junho de 2013

DEPOIMENTO DE UMA CIDADÃ CEARENSE


Desculpem-me se não pertenço a uma periferia, desculpem-me por ser branca, desculpem-me por ser educada, por ler muito, desculpem-me por militar por EDUCAÇÃO sempre. Desculpem-me por não sofrer, em alguns momentos, preconceito, desculpem-me por ter sido assaltada apenas cinco vezes na minha cidade, desculpem-me por ter tido pessoas da minha família que sofreram violência, mesmo estando grávida.
Mas, queria também dizer que sofro muito com a violência, que sofro diariamente com a falta deslavada de educação no trânsito da minha cidade, que sofro com pessoas que furam fila descaradamente, sofro com uma má administração pública que parece ser inerente ao meu País, sofro com professores que são ameaçados, desprezados por governos que não dão a mínima para a EDUCAÇÃO, sofro com crianças em sinais pedindo dinheiro para se drogar, sofro com uma polícia que não tem condições viáveis de trabalho decente, sofro por uma população esmagada nos transportes públicos, sofro e choro por falta de leitos em UTI´S públicas, sofro, acima de tudo, porque, no meu país, o Futebol é a grande paixão da maioria da população. Sofro ainda mais, porque vejo pessoas vendendo votos, sofro porque vejo o preconceito, sofro porque há morte e descaso na periferia da minha cidade e estou sofrendo porque descobri que, por ser branca e de classe média e por ter tido educação, preciso me calar porque o movimento –FORTALEZA APAVORADA – o qual escolhi para fazer parte, foi idealizado por uma parcela da população que tem condições, educação, cultura, discernimento, preocupação social e que foi às ruas, mais uma vez, venho pedir desculpas à população que se encontra na periferia.
Para quem não sabe o que significa, retirei direto do dicionário:
Significado de Protestar
v.t. e v.i. Insurgir-se contra alguma coisa; reclamar; dar demonstrações de repulsa ou revolta contra alguma coisa.
Comprometer-se solenemente a; afirmar solenemente, prometer.
Professar.
Declarar que se tem uma coisa por ilegal.
Vou me abster e não comentar sobre os mais variados absurdos publicados e comentados nas redes sociais sobre o movimento FORTALEZA APAVORADA, e queria apenas agradecer a todas as idealizadoras – AS CINCO MULHERES - que proporcionaram a mim, um momento ímpar no exercício de minha cidadania, que não se fez presente apenas ontem, gostaria de enaltecer de forma esplendorosa como o processo de construção do movimento se deu.
Ninguém nasce um cidadão, nasce-se apenas um projeto de cidadão.
Cidadania é um exercício diário, humanitário, político, consciente. Cidadania é a capacidade que um ser social tem de compreender sua importância num contexto civil, e, a partir disso, interferir positivamente na construção de uma sociedade mais digna, humana e igualitária!
Até a próxima!
Obrigada, FORTALEZA APAVORADA!
Atenciosamente,
Renata Chaves Gentil

Nenhum comentário:

Postar um comentário