sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

ESPÍRITO "SUBMISSO"



Essa semana além do prometido "Fim do Mundo", supervalorizado por uma interpretação errônea de dados Maias, dois assuntos bem polêmicos chegaram até a minha pequena envergadura, mas coração grande.
O primeiro foi um vídeo do Congresso Feminino realizado por uma Igreja Evangélica(não me interessa qual)que revelava de forma clara que a MULHER deveria ser submissa ao homem(e vocês não me venham falar que houve uma interpretação errada, porque tudo que está ali é claro, e tem uma razão), além de revelar que casamentos com homens divorciados não são bem-vindos, estudo, sucesso, também devem ser vistos com outros olhos.
O que tinha de irônico nas PALESTRANTES é que TODAS, eu disse TODAS eram MULHERES, aparentemente bem sucedidas naquilo que faziam. Cada ser humano tem uma identidade, tem um jeito, uma personalidade e não deve se subjugar a nenhum outro, esse papo não é FEMINISTA, pelo contrário, sei que homens e mulheres são diferentes e possuem necessidades diferentes, devemos respeitá-las.
A luta feminina é secular, durante anos a mulher foi tratada como mercadoria e ainda é, avançamos em vários aspectos, mas ainda sofremos com casamentos infelizes, mulheres que apanham caladas, que sustentam uma relação insustentável por causa de dogmas religiosos, e principalmente, como homens e companheiros que acham que bater em mulher e traição fazem parte da essência masculina.
Essa semana uma caso de ESTUPRO em Nova Déli, capital da Índia, chamou atenção da imprensa internacional, para quem não sabe a cidade é conhecida como a capital mundial do estupro, porque lá, a mulher é submissa ao homem e à sociedade. A estudante de medicina de 23 anos (o nome não foi divulgado porque a VÍTIMA está com vergonha), foi vítima de um ESTUPRO COLETIVO dentro de um ônibus, após a violência sexual a estudante apanhou com barras de ferro e teve o mesmo instrumento introduzido no seu órgão genital. A estudante foi operada, mas encontra-se em estado grave, os homens não foram mencionadas porque não houve denúncia.
É fácil falar em submissão quando a família é estruturada, o companheiro é bom, saudável, não há problemas financeiros, ser submissa por opção pode até ser prazeroso.
O segundo caso, também motivado por uma questão religiosa foi a carta destinada ao Deputado Jean Wyllys escrita por uma mãe de família, mulher, trabalhadora, chamada Renata Gusso (minha xará), muita educada por sinal, mas a argumentação terá que ser revista.
A indignação do Deputado mencionado é em relação ao posicionamento papal no que concerne a família do século XXI, principalmente, relacionado às uniões homoafetivas.
Renata, o texto não é o levantamento de nenhuma bandeira, mas o que deve ser notado no discurso do Deputado é que o Vaticano como instituição, deve respeitar as escolhas pessoais de cada um, muita gente não compreende meu discurso em relação à Igreja, porque sou cristã e tenho uma prática religiosa católica, mas precisamos rever certos posicionamentos. Hoje, várias pessoas sofrem violência e são mortas apenas por causa da orientação sexual, pessoas que sentem afetividade por pessoas do mesmo sexo sofrem há séculos com perseguições, matanças, exclusões, e isso ocorreu e ainda ocorre em nome de um Deus que, graças, não é o MEU!
Quanto ao seu comentário sobre a astronomia, não compreendi bem já que a origem é praticamente grega e é uma ciência totalmente questionável e muitas vezes, condenável pela Igreja católica, as estrelas são esferas de plasmas que sustentam-se na gravidade. A primeira noção de astronomia surge com Aristilio 300 A.C. com o auxílio de Timocares, ambos gregos. No século II A.C, Hiparco criou o primeiro catálogo com 1020 estrelas, depois vieram tantos outros até chegar em Ptolomeu que se baseou no calendário gregoriano e afirmava que a o Sol girava em torno da Terra, teoria colocada em cheque com Galileu Galilei, preso e torturado pela Inquisição Católica.
Em nome de Deus, sacerdotes católicos perseguiram "hereges", a definição não era clara pela igreja, mas sabia-se que tudo aquilo que era contra os preceitos católicos da época eram condenados. Pessoas que discordavam da política oficial, os filósofos herméticos, judeus, bruxas, a tortura chegava até a morte, mas uma prática comum era infligir dor ao máximo para só depois o assassinato ser cometido.
Não acho que a Igreja é perfeita errou muito, negou auxílio a quem não tinha dinheiro para pagar as indulgências,prendeu, torturou vários cientistas, matemáticos, pagãos, dá cobertura a padres que abusaram e abusam de crianças, assumiu decisões políticas em prol da própria instituição negando auxílio à minorias, praticou tortura física com índios, negros (que não eram "de Deus"), aceitaram a escravidão,aceitou subornos, apoiou (em parte Hitler), ERROU e continua ERRANDO, porque é HUMANA.
Já foram registrados em torno de 630 casos de ESTUPROS na cidade de Nova Déli, esses dados são apenas em relação aos registros, a prática de registrar estupro na cidade ainda não é comum.
Nunca vi Jesus matar ninguém que discordava de sua doutrina, nunca vi nenhum apóstolo pregar castigos e mortes, toda forma de preconceito e arcaísmos advém de uma ausência educacional informativa que assola boa parte da humanidade e que impede um entendimento HUMANO mais amoroso, mais respeitoso!
Salve a independência feminina, o carro feminino, o cargo feminino, a família feminina(quando o pai abandona), salve as vitórias femininas, salve a Lei Maria da Penha, Salve as crianças que são retiradas de instituições e são adotadas por pessoas que fogem do padrão católico, mas que crescem rodeada de amor, respeito e que se tornam pessoas atuantes, "Salvem"(nos dois sentidos) a EDUCAÇÃO (QUESITO RARO HOJE EM DIA), salve a capacidade do ser humano em evoluir, em questionar, em lembrar de dados históricos para que nossos erros e massacres não sejam cometidos novamente.
Salve o CONHECIMENTO, Salve DEUS!

RENATA CHAVES GENTIL



Nenhum comentário:

Postar um comentário